Estar à espera de gêmeos, além de ser uma surpresa e uma alegria, pode também causar apreensão e até algum medo relativamente ao parto. Todavia e apesar deste tipo de gestação ser considerado pelos médicos como uma complicação da gravidez, as coisas podem correr tão bem como se desse à luz apenas um bebê. Que tipos de gravidez múltipla existem? A gravidez múltipla distingue-se segundo a forma como os embriões são gerados: a gestação dizigótica, de onde resultam os chamados gêmeos falsos e a gestação monozigótica ou monovular.
No caso de gêmeos falsos, dois óvulos são fertilizados, dando origem a gêmeos do mesmo ou de sexos diferentes. O fato de os gêmeos serem do mesmo sexo, não significa que sejam iguais, aliás e como o próprio nome indica, os gêmeos falsos terão apenas as semelhanças que os irmãos, em geral têm uns com os outros. O mais comum é cada um dos fetos ter a sua própria placenta, o que não impede que mais tarde as placentas se fundam numa só.
Os gêmeos idênticos são gerados a partir de um único óvulo que se divide após a fecundação. As células separadas dão origem a fetos com genes e código genético idênticos. Estes gêmeos são sempre do mesmo sexo, desenvovendo-se juntos na mesma placenta.
terça-feira, 25 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário